Rolé por Santiago

Região: Centro, Cerros St. Lucia e San Cristóbal, Lastarria e +
 Local: Santiago, Chile
 Data: 11/03/2024

Trip de 20 anos do DOCERRADO.com e como este mundo de aventuras nasceu da nossa união, Flávio e Carol, onde somos guias, cuidadores, administradores e proprietários desta empresa pioneira no DF e GO, resolvemos fazer uma rota especial, sem grupo, só eu e ela.
Aqui relatamos e mostramos o primeiro passo desta incrível viagem.

País escolhido foi o magnifico Chile e como sempre fugindo dos roteiros batidos e fáceis de serem encontrados no mundo virtual, fomos para o lado sul do pais com a finalidade de subir um vulcão. Sendo no Chile, país com forte pegada no mundo da aventura e com uma latinidade forte, batizamos esta jornada de, 20 años do DOCERRADO.com e da comemoração de 'casório' (Flávio e Carol).

Nossa primeira pernada foi chegar em Santiago onde curtirmos um finalzinho de dia comendo uma farta chorrillana, escutando som local e assistindo um jogo de futebol num barzinho típico do centro. No outro dia fizemos uma boa caminhada passando por alguns principais pontos de interesse, como centros culturais, construções históricas, ruas, passeios, cerros, parques, bares, restaurantes, museus e tudo mais o que as ‘comunas’ de Santiago tem para oferecer na sua gigantesca região metropolitana.

Colocamos abaixo uma descrição do rolé que fizemos a pé pelas ruas de Santiago, o total de Km foram mais de 6Km, porém em alguns pontos deixei de marcar o trajeto por conta de tanta informação e belezas.

Partimos do hotel que fica bem na esquina da Rua Pdte. Juan Antonio Ríos com a Rua Paris e viramos à esquerda na rua San Francisco para percorremos toda a extensão da fotogênica Rua Londres. Parada no entroncamento com a rua Paris para um monte de fotos e um giro pelas adjacências. Subimos então para a movimentada Avenida Libertador Bernardo O’Higgins e viramos à esquerda passando pela Igreja de São Francisco, pela frente da Universidade do Chile, do Ministério da Defesa, pela gigantesca Bandeira do Bicentenário, do outro lado da avenida a Praça da Cidadania, o Palácio de La Moneda e atrás dele a Praça da Constituição.
Seguimos então pela Rua Moneda até o Passeo Bandera, rua movimentada, com o chão colorido e que é destinada apenas para os pedestres. Passamos pelo entroncamento da ruazinha Nova York com La Bolsa e voltamos para o Passeio Bandera passando por vários locais bacanas até Rua Companhia de Jesus. Chegamos na Praça de Armas de Santiago e ali também merece um giro 360º para observar os prédios ao redor e se der até uma visitação a alguns deles, como por exemplo na Catedral Metropolitana. Descemos pelo Passeo Estado até virarmos na Rua Agustínas em frente à Igreja de San Agustín e passando pelo Teatro Municipal e pela Casas Del Palacio De Subercaseaux. Pegamos o Passeo Tenderini até a Av. Bernardo O’Higgins, onde seguimos até a Biblioteca Nacional do Chile. Pausa para dar uma olhada e seguir firme e forte até o Cerro Santa Lucia, onde atravessamos ele de ponta a ponta, subindo o mirante que tem um visual massa e descemos pela Rua Victoria Subercaseaux;
Entramos para o Bairro Lastarria pela Rua Rosal e fomos para o Centro Cultural Gabriela Mistral. Voltamos para um saboroso almoço na charmosa Rua José Victorino Lastarria. Demos uma pausa para um breve descanso curtindo vários sons de músicos que se apresentam pelas calçadas agitadas de cultura do bairro. Depois de um breve descanso chamamos um carro de aplicativo e nos deixou bem na portaria do Cerro San Cristóbal onde subimos o Cerro utilizando o Funicular da Estação Pio e chegamos no visual irado do local e ainda a bela Capela Maternidade de Maria.
O fim do dia demora a chegar nesta época do ano em Santiago e aproveitamos ainda a luz do dia tocamos para finalizarmos nosso dia no Mall Sport, shopping onde qualquer um que gosta de esportes de aventura e atividades ao ar livre com certeza fica louco. Vale a pena a visita e se tiver com bala na agulha, compre itens que você não vê aqui no BR.

[conversinha] Evite ficar no centro de Santiago por conta dos prédios antigos, criminalidade, ruas sujas e abandono.
[fato] Ficamos em um hotel relativamente novo, estrutura e dependências boas e uma localização perfeita, com restaurantes, mercadinhos, bares e muita coisa boa que funciona até mais tarde. Andamos muitos pelo centro de Santiago inclusive a noite e nada de furtos, roubos ou algo do tipo. Geralmente os guias apresentados na internet vão citar outros bairros ‘mais chiques’ e mais ‘modernos’, aí é com seu bolso, suas neuras e seu grau de frescura. Nossa escolha funcionou perfeitamente e podemos viver a autenticidade de uma cidade, sem elitismo.

[conversinha] Evite fazer o tour pela cidade de Santiago sem uma agência por conta da criminalidade e perca de tempo procurando os locais.
[fato] Se é medo que você tem de criminalidade, creio que perambular pela maioria das cidades grande do nosso Brasil também não seja diferente. Como citamos acima, não nos deparamos com nenhuma cena ou tentativa de furto, ou algo do tipo, nem pedintes apareceram e vimos sim um policiamento presente pelas ruas. E olha que cruzamos a parte central todinha a pé, parando e tirando várias fotos e com muito tempo para fazer até mais o que as agências oferecem.

Deixamos aqui nosso eterno agradecimento para aquela galera que deu uma baita força para a realização desta empreitada que era um sonho e que tornou-se realidade com base na amizade e no fantástico mundo da aventura. Obrigado de coração:
Verônia, Sensei Gi, Xikilito, Kunka, Roberta, Gael, Stan, Nata, Flavinha, Mari, Maria, Dona Cida, Nalu, Kira, Galera da Corina, Celsera, Pedrão, L.A, Eunice, Pati, JH, André e Tê, Ric e Si, Neuzi, Fredentino, Sol, Lu, Marcilím e Carla, Samuel, Bela e Bruno, Rei e Jander, Ju + Victor + Paula, Aninha e Isaac, Elton e Shirley, Elis e Wendel, Douglas, Cris, JP, Lu e Bubu, Rodriguêra, Gabi, Murilo e Dani, Carla e Lee, Edmo, Grazi e Diego, Leila e Pedro, Gina e Tio Anderson, Marco OV, Pablo Hermano e Aline