Travessia das 7 Quedas Nº5


 Região: PN da Chapada dos Veadeiros - GO
 Data: 29/07/2015


Lá fomos para mais uma Travessia, a 5ª edição das 7 Quedas, trilha magnífica que corta o majestoso Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Grupo enxuto para andar ligeiro, sem alarde e bem cedinho firmamos pé pelo caminho dos cristais, onde o barulho do quartzo entoa o ritmo junto com a passadas longas e firmes.
Sentido cânions, passa logo pela ponte, altimetria suave até a entrada dos Cânions I, pausa pra dar um ‘tibum’ e volta para vencer os morrotes do primeiro dia. Paramos um tiquinho no Topo do Veludo para uma lanche e dar uma olhada no visual do Rio Preto que passa mais adianta fazendo uma linha respeitada pelas rochas.
A meta estava sendo realizada com sucesso e antes do horário previsto chegamos na Travessia das Fiandeiras, local onde um mergulho sempre vale muito a pena. Depois deste tempinho de refresco a galera volta a trilha e vem a subida longa e quase imperceptível do platô do Chapadão que termina só no sombreiro do Leprechaun, uma das únicas sombras neste trecho e onde sempre realizamos uma breve pausa. Segue firme e logo chegamos na bifurcação para a Capela X 7 Quedas e sem cerimônia passamos batido para chegar ligeiro no camping. Monta barraca, deixa tudo arrumadinho e vamos para as cachoeiras das 7 Quedas. Grupo se espalha, cada um faz o que quiser e antes mesmo de escurecer a galera já está arrumadinha para fazer aquela refeição mais caprichada, quentinha, quase um prêmio para quem ali chegou. Sempre é uma boa noite dormir nas 7 Quedas, o som das águas e o espetáculo celestial, traz sempre algumas estrelas cadentes. No outro dia cedinho aquele café da manhã reforçado, sem pressa alguma, ainda tivemos um tempo para mais um banho nas quedas, depois de desmontar o acampamento e dar um ‘check’ no equipamentos partirmos para o segundo trecho. Tem algumas subidinhas, mas nada que desanime quem anda junto conosco e logo chegamos na casa dos guardas, onde uma sentada para um breve descanso e uma pausa é sempre bem-vinda. Sem enrolação pegamos rumo ao resgate, mas antes o deslumbre do visual da saída das 7 Quedas é o ‘gran finale’.
Um salve para quem foi, para quem firmou as pisadas e andou forte nesta nossa 5ª edição das 7 Quedas.

Relato: Flávio Martins Santos

> Aventuras > 2025 > Nº231