Exploratória Cantinho


 Região: Chapada dos Veadeiros
 Local: São Jão da Aliança - GO
 Data: 21/04/2023


Cachoeira do Cantinho, Paredes, a região do Rio Cachoeirinha e Buritizinho já estavam nos nossos planos desde 2013. Entre idas e vindas, planos e empreitadas, resolvemos tirar este rolé da gaveta e partir para uma exploratória para ver de qual é. E fomos...
Aproveitamos o feriado de Tiradentes, do dia 21 ao 23/04 e rumamos para um lado não tão conhecido da Chapada dos Veadeiros.
Grupo formado, unido, todos na mesma ‘vibe’ do DOCERRADO.com e topamos um camping com direito a dias de aventuras e noites estreladas.
Chegamos na fazenda na sexta, pertinho da hora do almoço e garantimos logo a montagem do camping. Afinal com o período de chuvas se prolongando, todo cuidado é pouco.
Camping montado, um rango para segurar a onda e partiu trilha!!
Trilha curtinha, porém muito bacana com um cerradão bem preservado, com uma rica variedade de espécies de plantas e o local fica em um vale que serve como abrigo e corredor ecológico para a fauna local.
Ligeiro chegamos na Cachoeira do Cantinho que se destaca pelo tamanho, largura e volume d’água. Por segurança da galera evitamos dar um ‘jump’ na parte de baixo e depois de curtir bem o visual fomos para a parte alta. Tomamos banho na parte alta do rio, aquele mergulho para tirar o grude da trilha e da montagem do camping e depois foi só o tempo de voltar para a sede da, para o camping e nossa base.
Noite típica de camping com fogueira, céu lindão, aquela energia boa, jantar incluso com aquele tempero e gosto de roça e muita conversa boa com pessoas queridas.

Amanhece no camping, aquele café da manhã reforçado e farto. Tralhas e equipamentos arrumados e sem presa partimos para a trilha até o encontro dos Rios Cachoeirinha e Buritizinho. Trilha muito bonita que vai beirando o rio, com subias e descidas marotas, pedras soltas, vegetação com muitos indaiás, gameleiras e outras espécies que compõem um belo cenário que vai despertando mais a curiosidade para saber o que tem pela frente.
Subimos pelo Cachoeirinha e logo chegamos na Cachoeira das Paredes. Todos, sem exceção e sem dúvida pensaram ou até sussurraram sobre a beleza desta cachoeira. Afinal a conclusão foi unanime: Que cachoeira linda!
A ‘cachu’ das Paredes é uma seção de 3 quedas e um poção muito bacana na parte de baixo. Curtimos bom um bom tempo, lanchamos, papo bom, muitas risadas e aquela energia que só uma cachoeira proporciona. Hora de voltar e rapidinho chegamos no camping.
Última noite e o único compromisso foi a diversão com fogueira, música boa, aquele farto e delicioso jantar caipira, um churrasquinho para embalar a noite, amizades fortalecidas ou novas amizades feitas.

Último amanhecer no Cantinho, sem pressa, mais um café da manhã farto, alguns já vão correndo para desmontar o acampamento e guardar as tralhas, outros vão em um ritmo mais de boa.
O dia foi livre e a única obrigação era voltar para casa. Depois das despedidas aos queridos anfitriões pegamos a estrada e mais uma vez que nosso padroeiro é forte, obrigado São Pedro.

Agradecimento especial aos anfitriões:
Dona Zéria com toda a atenção, carinho e com um rango delicioso, ao Deuber com toda prestatividade e educação, ao Guta pela troca de conhecimento, E.T.valdo e sua namorada, Max e Toco.
Voltaremos com certeza!!

Nosso agradecimento as aventureiras e aventureiros que estiveram presentes em mais uma viagem de aventura que com certeza não será esquecida.
Bora para a próxima que cada vivência é uma experiência única.
Abração e obrigado pela confiança no nosso trabalho.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp e embarque nas próximas!!
+ informações: (61) 98232-7436

Relato: Flávio Martins Santos




> Aventuras > Nº189