Exploratória Andorinhas e Rodeador


 Região: Chapada dos Veadeiros
 Local: São Jão da Aliança - GO
 Data: 01 a 02/07/2023


Aberta à visitação recentemente, a Cachoeira do Rodeador fez parte da nossa 2ª Exploratória SJA e fomos um pouquinho além, esticamos nossa pernada até a Cachoeira das Andorinhas. Cachoeiras que ficam na região da Chapada dos Veadeiros, mais precisamente em São João da Aliança. Como não gostamos de bate e volta e sim aproveitar de verdade os locais visitados, tivemos uma programação com folga e ainda curtimos uma típica noite de camping.

Galera partiu cedo de Brasília e já caímos na trilha para as cachoeiras. Desta vez nossa empreitada foi para um outro lado da região, que tem como cenário o Vale do Paranã. Descemos o 1º ‘drop’ e fomos beirando o ribeirão. A trilha tem uma beleza singular, pois o vale, a vegetação que ainda estava com partes esverdeadas e outras já sapecadas pela seca, várias flores, gigantescos palipans e as águas claras fazem sim, valer muito a pena percorrer tal trilha e ir conhecer as ‘cachus’.
Alguns trechos da trilha fazem parte do Caminho dos Veadeiros que passa por esta região.
Fomos ligeiros até a Cachoeira das Andorinhas, descemos até perto da sua queda e com cuidado ficamos ali curtindo o visual. A ‘cachu’ das Andorinhas não é muito indicada para banho por questões de segurança, caso queira dar um 'tibum', acima da queda existem poços mais seguros. Depois de um tempinho nas Andorinhas, partimos de volta para a Cachoeira do Rodeador, local onde ficamos um bom tempo.
A ‘cachu’ do Rodeador tem uma característica diferente em relação em outras cachoeiras, uma pedrona, um lajeadão, meio que tombada, ou deitada faz a queda bater nesta gigantesca pedra antes de ir direto ao poço esverdeado e com águas límpidas. Sem dúvida a ‘cachu’ tem uma beleza que vale muito a pena ser visitada.
Depois de ficar um longo tempo na cachu, entre mergulhos e tomando sol, a galera pegou a trilha de volta. Subimos o morrote e depois partimos para nossa área de camping.
Acampamento montado, banho tomado, partimos para ir jantar em São João da Aliança, que fica ali do ladinho do camping. Pegamos uma boa noite friorenta, 7ºC na área de camping, mas nada que um bom equipamento segurasse a onda, ou amenizasse tal ‘friaca’.
Domingão foi acordar sem pressa, tomar um saboroso café da manhã preparado pela super amável e simpática Dona Marlene.

Nosso imenso agradecimento aos participantes deste aventura, um forte abraço a família do Camping Rebendoleng (Dona Marlene, Seu Geraldo e Poliana) e certeza que voltaremos brevemente São João da Aliança.
Vamos nessa que o caminho e longo e é pra frente que se anda...

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp e embarque nas próximas!!
+ informações: (61) 98232-7436

Relato: Flávio Martins Santos




> Aventuras > Nº194